• Redação

1.100 casas evacuadas enquanto bombeiros combatem incêndios na Flórida



Enormes incêndios florestais na Flórida Panhandle forçaram veteranos em uma casa de repouso a evacuar no domingo ao lado de moradores de mais de 1.000 casas em uma área que ainda se recupera de um furacão de categoria 5 há três anos.



Os bombeiros combateram o incêndio de 9.000 acres (cerca de 3.642 hectares) na Bertha Swamp Road e o incêndio de 841 acres (340 hectares) na Adkins Avenue, que ameaçou casas e forçou os moradores de pelo menos 1.100 casas em Bay County, Flórida, a fugir sobre o fim de semana.


O incêndio na Adkins Avenue destruiu duas estruturas e danificou outras 12 casas na sexta-feira.



O governador da Flórida, Ron DeSantis, chamou o incêndio maior da Bertha Swamp Road de "um menino grande", em uma entrevista coletiva na Cidade do Panamá na tarde de domingo. “Está se movendo muito rapidamente.”



No domingo, um terceiro incêndio se desenvolveu, forçando a evacuação de uma casa de repouso de 120 leitos operada pelo Estado na Cidade do Panamá.



O transporte público estava sendo usado para mover os residentes no Lar de Veteranos do Estado de Clifford Chester Sims. Os ônibus também estavam de prontidão para o caso de os 1.300 detentos da cadeia vizinha de Bay County precisarem ser evacuados para outras instalações.


O furacão Michael em 2018 deixou para trás 72 milhões de toneladas de árvores destruídas que forneceram combustível para os incêndios florestais de Bay County, de acordo com o Serviço Florestal da Flórida. O furacão foi diretamente responsável por 16 mortes e cerca de US $ 25 bilhões em danos nos EUA.



As autoridades locais dizem que não sabem quando os moradores poderão voltar para suas casas. O condado abriu um abrigo no Bay County Fairgrounds para residentes deslocados.

“Sei que houve frustração com as pessoas que não conseguiram voltar para suas casas”, disse o xerife do condado de Bay, Tommy Ford. “Mas tivemos coisas que apareceram em um minuto e realmente causaram problemas. Assim que pudermos, deixaremos as pessoas voltarem.”



O incêndio na Adkins Avenue está queimando no condado de Bay desde sexta-feira, forçando a evacuação de pelo menos 600 casas, e foi 35% contido no domingo. Os bombeiros disseram inicialmente que eram 1.400 acres (567 hectares), mas ajustaram o tamanho para baixo no domingo à tarde.



O incêndio do pântano de Bertha, muito maior, começou na vizinha Gulf County na sexta-feira, mas se espalhou para os condados de Bay e Calhoun no sábado, forçando a evacuação de dezenas de outras casas. Foi 10% contido a partir de domingo.



“É difícil acreditar que algo possa ser tão grande”, disse Brad Monroe, chefe dos Serviços de Emergência do Condado de Bay. “Se você voar ao redor, é simplesmente incrível. É difícil compreender o quão grande, forte e feroz é este fogo.”



Helicópteros do Serviço Florestal da Flórida lançaram mais de 103.000 galões (cerca de 468.000 litros) de água no incêndio da Adkins Avenue desde sexta-feira, e 25 tratores foram implantados para arar as linhas de fogo. Bombeiros de toda a Flórida foram enviados ao condado para combater as chamas.



Fonte: AP

Veja Mais

Veja Mais