• Redação

A história por trás da música de ‘Era Uma Vez em... Hollywood’


Quentin Tarantino conta que, quando termina um roteiro, vai para sua sala de música. Lá, cercado por sua considerável coleção de discos, ordenados por estilos, procura as canções, as peças instrumentais que acompanharão as sequências.


Acompanhado por Mary Ramos, a assessora musical de suas produções, Tarantino vai detalhando suas seleções. Não vê inconveniente em usar fundos musicais de outros filmes, como mostra em Era Uma Vez em... Hollywood: uma melodia de Maurice Jarre tirada de Roy Bean – O Homem da Lei, de John Huston; ou artistas identificados com outros territórios do cinema: aqui recupera I Cantori Moderni di Alessandroni, octeto vocal que colaborou com Ennio Morricone.


Em sua nova obra, o principal fio condutor da música é a estação KHJ. A chamada "Boss Radio" destacava os sucessos do momento, com a particularidade de adicionar ao Top 100 da Billboard discos apreciados somente na região de Los Angeles e alguns caprichos dos locutores.

A equipe de Tarantino também fez consultas entre os círculos de fãs das ondas médias e localizou 17 horas de gravações da KHJ feitas entre 1968 e 1969: ouvintes que gravaram programas completos, com as apresentações de locutores, a publicidade, o tempo. O diretor decidiu que isso também entraria no filme.


Tarantino queria ser rigoroso com a cronologia: não há canções posteriores a 1969, embora estrelas atuais estivessem dispostas a gravar músicas exclusivas para o filme.

Também se esquiva de clássicos óbvios: California Dreamin ', hino imortalizado por The Mamas & The Papas, está presente, mas na leitura lenta do porto-riquenho José Feliciano.

Para a festa na mansão da Playboy, recorre a um grupo comercial esquecido, os Buchanan Brothers, alardeando donjuanismo em Son of a Lovin 'Man. faz referência ao marginalizado movimento chicano de Los Angeles com The Village Callers e sua irresistível Héctor. O segredo de Tarantino é que ele insiste em olhar para fora do comumente aceito.

Veja Mais

Veja Mais