• Redação

Avião cai durante operação de combate a incêndio em Portugal



Um avião Canadair CL215, modelo anfíbio, caiu no sábado (8) quando participava de uma operação de combate a incêndio no Parque Nacional da Peneda Gerês, em Portugal. O acidente aconteceu na região da Espanha a cerca de 2 km, da fronteira com Portugal. Na queda um piloto morreu e outro ficou gravemente ferido.


Logo após realizar uma operação de ‘scooping’ (reabastecimento de depósito de água), a aeronave caiu perto da Barragem do Alto do Lindoso, quando estava inda dar apoio a outras unidades de bombeiros em solo.


De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, aeronave modelo Canadair CL 215, tinha acabado de fazer o reabastecimento e estava se deslocando para combater o fogo no Parque Nacional da Peneda Gerês, juntamente outras equipes de bombeiros portugueses e espanhóis, quando caiu no território da Espanha a 2 km da fronteira de Portugal. O piloto Português Jorge Jardim 65 anos, morreu no local, o segundo piloto espanhóis de 39 anos, foi socorrido em estado grave para o Hospital de Viana do Castelo, em Portugal.



Devido ao acidente ter acontecido no território da Espanha, fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) explicou que são as autoridades espanholas que têm a responsabilidade e a competência para desenvolver a investigação.


Em menos de uma semana, dois acidentes provocaram as mortes de bombeiros no mundo, a primeira na explosão em Beirute dez bombeiros mortos e o segundo na queda do avião da Canadair com a morte do piloto na Espanha.

Veja Mais

Veja Mais