• Redação

Biden xinga repórter da Fox News por questão de inflação



Faz parte do trabalho de qualquer presidente dos Estados Unidos sorrir alegremente enquanto os repórteres gritam perguntas em voz alta enquanto são conduzidos para fora da sala ao final de uma entrevista à imprensa. Mas na segunda-feira (24), o presidente Joe Biden tropeçou quando respondeu com um insulto profano a uma pergunta direta de um repórter da Fox News.



O presidente estava na Sala Leste da Casa Branca para uma reunião de seu Conselho de Concorrência, um grupo econômico encarregado de ajudar os consumidores americanos a lidar com os preços altos, alterando os regulamentos e aplicando as leis de concorrência.

Após os comentários de Biden, os repórteres na sala gritaram perguntas enquanto eram conduzidos para fora.



Peter Doocy, da Fox News, cuja rede tem criticado incansavelmente Biden , perguntou a Biden sobre a inflação nos EUA, que está em quase 40 anos e prejudicou o índice de aprovação pública do presidente. Doocy perguntou: "Você acha que a inflação é um passivo político antes das eleições de meio de mandato?"



“É um grande trunfo – mais inflação”, disse Biden em tom baixo, parecendo falar para si mesmo. Em seguida, acrescentou: “Que estúpido filho da puta” com um leve aceno de cabeça.



De fato, o aumento da inflação nos EUA é um risco político crescente para Biden e seu Partido Democrata, que pode perder sua maioria no Congresso dos EUA nas próximas eleições de novembro. A inflação persistente tem o efeito de reduzir o poder de compra das pessoas e aumentar os custos de alimentação, combustível e habitação para as famílias. Os comentários do presidente foram capturados em vídeo e pelo microfone à sua frente.


Doocy riu disso em uma aparição subsequente em sua rede, brincando: “Ninguém o verificou ainda e disse que não é verdade”. Ele disse que não ouviu os comentários do presidente no momento em que estava sendo conduzido para fora da sala.



Doocy disse a Sean Hannity, da Fox News, que Biden ligou para ele cerca de uma hora após o incidente para se desculpar. Doocy disse que Biden lhe disse: “Não é nada pessoal, amigo”.



A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido da Associated Press para comentar.



Funcionários da Casa Branca insistiram repetidamente que estão focados em conter a inflação, com Biden reorientando sua agenda econômica para resolver o problema. Mas o presidente mostrou vontade de desafiar uma mídia que ele considera muito crítica, especialmente a Fox News e a Doocy.


Em sua entrevista coletiva na semana passada, Biden disse a Doocy com sarcasmo: “Você sempre me faz as perguntas mais legais”. “Tenho um fichário cheio”, respondeu o repórter.


“Eu sei que sim”, disse Biden. “Nenhum deles faz muito sentido para mim. Manda brasa."



Fonte: Al jazeera

Veja Mais

Veja Mais