• Redação

Curiosidade do vinho; 4 substância da bebida uma boa aliada à saúde


Quem acha chique tomar um bom vinho no fim do dia? O conselho de que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde caiu na boca povo, mas o que poucos sabem é o que segredo da bebida está na uva. A engenheira de alimentos da Campo Largo, Gislaine Santana, explica quais são essas substâncias e como elas beneficiam a saúde. Confira!








1) Por ter polifenóis, o vinho tinto pode ser bom para o coração


“Os polifenóis, micronutrientes derivados das plantas, são bem presentes no vinho por causa da uva. Por isso, inclusive, o suco de uva é uma outra grande fonte de polifenóis. Essa substância é muito conhecida por proteger contra doenças crônicas, cardíacas e controlar os níveis de açúcar no sangue”, explica Santana.



2) O resveratrol é aliado da pele


“O resveratrol é um polifenol, substância presente nas sementes e cascas de uvas pretas e, consequentemente, também no vinho tinto. Quanto mais intensa for a cor do vinho, maior a quantidade dessa substância. O micronutriente forma uma película de proteção na pele, por assim dizer, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”, pontua a engenheira de alimentos da Campo Largo.


3) Vinhos liberam óxido nítrico, o que é muito bom para a digestão


“Uma das reações causada pelo consumo da uva é a liberação de óxido nítrico, substância essencial para relaxar as paredes do estômago. Por isso, uma taça de vinho antes ou após das refeições potencializa a absorção de nutrientes dos alimentos”, aponta Santana.


4) O extrato da semente de uvas possui procianidina, aliada na prevenção do câncer


“Alguns estudos relacionam a procianidina como uma substância que não só previne o câncer, como também diminui os efeitos colaterais da quimioterapia na saúde. Essa substância possui propriedades antioxidantes que protegem as células, também presente na uva”, finaliza a especialista.

Veja Mais

Veja Mais