• Redação

Movimento Maio Amarelo alerta para números envolvendo motociclistas


Entre janeiro e março deste ano, mais de 68% dos acidentes na cidade envolveram veículos motorizados sobre duas rodas No mês dedicado à segurança viária, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), alerta para os números ainda representativos dos acidentes envolvendo motocicletas.



De janeiro a março de 2021, dos 634 sinistros ocorridos na cidade, 434 envolveram veículos motorizados sobre duas rodas, o que representa mais de 68% do total. Destes, 19 acidentes foram fatais. E tudo isso em um cenário pandêmico, com sobrecarga no sistema de saúde, e com um histórico que demonstra que cerca de 60% dos leitos hospitalares do SUS no Brasil são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.



“Dados como estes reforçam a importância de ampliar a conscientização sobre um trânsito mais seguro para todos. Temos direitos e deveres que precisam ser cumpridos. Precisamos salvar vidas”, alerta o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.




O movimento internacional Maio Amarelo destaca em 2021 a prática do respeito e da responsabilidade como fundamentais para melhorar a segurança viária.



Ciente da importância de impactar e sensibilizar este público, a Transalvador ofereceu gratuitamente em maio um curso de atualização em pilotagem segura voltado para mototaxistas e motofretistas.




O curso integra o programa “Vivo na Moto”, mantido permanentemente pela superintendência, e é inspirado nos índices apresentados pela circulação de motocicletas na cidade, cuja frota aumentou em 50% no período de 2013 a 2020, ultrapassando a marca de 150 mil veículos motorizados de duas rodas.




“Também foram distribuídos na cidade mais de sete mil exemplares de um jornal informativo e ilustrado com orientações sobre regras de segurança no trânsito para motociclistas”, afirma a gerente de Educação para o Trânsito e coordenadora do Comitê Vida no Trânsito de Salvador, Mirian Bastos. Além destas iniciativas, a prefeitura lançou essa semana uma campanha publicitária voltada à conscientização desses condutores.

Veja Mais

Veja Mais