- Redação
Raio-x da UPA de Periperi está quebrado há seis meses

O único aparelho de raio-x da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, está quebrado pelo menos há seis meses. Moradores e funcionários se queixam da falta do equipamento.
Os atendimentos ortopédicos na UPA de Periperi estão comprometidos, devido o aparelho de raio-x não está funcionando.
Raio-x é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas. Sem esse exame, o diagnostico médico fica comprometido, podendo até causar erro na avaliação clinica.
Segundo Antônio de Jesus, 44 anos, teve que levar um sobrinho para unidade de Valéria, porque o aparelho de raio-x de Periperi está quebrando, “um vizinho também precisou ser atendido aqui na UPA, mas teve que ir para outra unidade, a desculpa sempre a mesma o raio-x quebrado”.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador, Everaldo Braga, é inadmissível manter quebrado o raio-x da UPA de Periperi por tanto tempo, o aparelho é de suma importância para o diagnostico médico, "deixar como estar é um desserviço a comunidade que precisa de atendimento".
"A UPA tem médico ortopedista, mas sem o raio-x mandam os pacientes para outras unidades, concluiu Braga.