• Redação

Setembro Amarelo: assédio moral é uma das causas de suicídio entre policiais




A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove a campanha Setembro Amarelo, uma forma de alerta para prevenção do suicídio. O dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado no dia 10 de setembro, embora a campanha é feita o ano inteiro.


No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.


O assédio moral não é uma doença, mas pode desencadear transtornos mentais, principalmente em profissionais que exercem funções sob alto índice de stress. Policiais, por exemplo, passam por essas crises. Embora as pessoas não imaginam, atualmente o número de policiais que vem sofrendo transtornos psíquicos tem aumentado, devido ao assédio, levando muitas vezes ao suicídio.


O acompanhamento terapêutico e médico nos casos graves de transtornos mentais é de suma importância para a saúde do paciente. Ajuda de familiares e amigos, ambiente saudável no trabalho e atividades religiosas são seguramente ações que possam levar o paciente a melhorar e curar suas crises.


Segundo Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), é muito preocupante o número de casos de policiais que procuram o sindicato por causa dos transtornos mentais devido ao assédio moral, “temos casos de policiais que cometeram suicídio por conta do assédio moral”.


Argumentou ainda, o sindicato está sensível a essa situação, para isso vem sendo montado uma estrutura de atendimento com psicólogas para os policiais vítimas desses transtornos emocionais, ”estaremos dando todo apoio aos policiais que estão passando por esse problema”.


O sindicato abriu um canal de denúncia e acolhimento para os policiais vítimas do assédio moral, ”não vamos deixar que colegas sofram e acabem cometendo suicídio”, concluiu Eustácio Lopes.


Conforme dados da ComoVaiVocê (CVV), entidade mobilizadora da campanha, 32 suicídios ocorrem diariamente no país, média de 1 morte a cada 45 minutos.


O site Rx Notícias tem o compromisso com verdade, apoiamos todas as campanhas que possam trazer informações e que venham combater o preconceito, não somos omissos ao ponto de não divulgar o “Setembro Amarelo”, pois não temos dúvida que o preconceito e a omissão da informação só tende a aumentar os números de suicídios.

Veja Mais

Veja Mais