• Redação

Cresce número de casos em Salvador do "Vírus da Mosca"



Número de casos de "virose da mosca" tem aumentado em Salvador, com o diagnostico de Gastroenterite é uma inflamação ou infecção que acomete a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, indo desde o estômago até os intestinos (delgado e grosso). A alta vem ocorrendo desde do início chuvoso quando há um aumento de proliferação de moscas por toda a cidade.



A virose da mosca causa diarreia aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, o meio de transmissão ocorre quando os insetos pousam no lixo e em cadáveres em consequência nos alimentos assim as pessoas acabam se contaminando.



Segundo um médico de um hospital da rede privada em Salvador, houve aumento de casos de Gastroenterite nos últimos dias, "no final de semana várias pessoas procuraram a emergência como os mesmos sintomas".



A prefeitura de Fátima, à 336km de Salvador, já tinha alertado sobre os riscos de contaminação, no mês de maio o Laboratório de Infectologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), identificou diversos casos do norovírus, como os mesmos sintomas do vírus da mosca.



No mês de março a Secretaria de Saúde de João Pessoa, na Paraíba, já havia registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários, 313 atendimentos com sintomas relacionados à gastroenterite viral, conhecida como a “Doença da Mosca”, com os pacientes se queixando de diarreia, vômito e febre.



O que é gastroenterite?


Gastroenterite é o termo médico utilizado para designar um tipo de inflamação ou de infecção que acomete a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, indo desde o estômago até os intestinos (delgado e grosso).


A gastroenterite é mais comum em crianças e precisa ser contida rapidamente, já que seus principais sintomas, como diarreia e vômito, podem levar à desidratação.


Quais as causas de gastroenterite?


Geralmente, a gastroenterite é causada por infecções de vírus e bactérias, como a Salmonella, o rotavírus, o E. colli e o Adenovírus. Quando a doença é causada por um desses agentes, ela se torna altamente contagiosa e as chances de outras pessoas do mesmo grupo familiar desenvolverem a gastroenterite são bastante grandes, por isso, recomenda-se lavar bem as mãos e manter um bom padrão de higiene.

Ainda, a gastroenterite pode ser causada por infecções causadas por parasitas, em doenças como a giardíase e a esquistossomose.


Quais os sintomas de gastroenterite?


Entre os sintomas de gastroenterite, podemos destacar:

  • diarreia intensa e que surge de repente;

  • eliminação de febres moles, com a presença de sangue ou muco;

  • vômitos frequentes;

  • dor de barriga;

  • cólicas abdominais;

  • náuseas;

  • vômitos;

  • mal-estar;

  • leve febre;

  • dor de cabeça;

  • perda do apetite.

Como é o tratamento de gastroenterite?

Nem sempre a gastroenterite requer tratamentos específicos ou com ajuda hospitalar. Em alguns casos, basta acompanhar os sintomas e manter-se bem hidratado para se recuperar da gastroenterite em poucos dias.

No caso da gastroenterite causada por bactérias ou parasitas, pode ser necessário fazer uso de medicamentos como antibióticos e remédios antiparasitários para promover uma melhora permanente.


Veja Mais

Veja Mais