• Redação

E-book alerta sobre o fungo Candida auris


Fungo multirresistente registra casos e mortes em várias partes do mundo e é considerado ameaça para saúde pública também no Brasil.



O Brasil vive o terceiro surto de infecção por Candida auris, é um fungo oportunista e multirresistente, que acomete pacientes hospitalizados, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), somente no mês de janeiro, foram identificados dois casos deste que é chamado de superfungo, ambos em Recife.



Desde o início da pandemia de Covid 19, foram confirmados 18 casos no Brasil. A capital baiana registrou 15 casos e dois óbitos em hospital da rede privada, em dezembro de 2020, (considerado o primeiro surto), e outro caso em dezembro de 2021, também em hospital privado.


Pacientes internados e com comorbidade como câncer e diabetes, história recente de cirurgia abdominal e exposição recente a antibióticos, apresentam maior suscetibilidade ao superfungo.


Com o objetivo de alertar sobre a ameaça que o Candida auris pode representar para a saúde pública, a empresa LTA Industrial Cleaning, lançou um e-book com informações detalhadas sobre o fungo, como ele foi descoberto, porque ele é uma ameaça para a saúde pública no mundo e como reforçar medidas de prevenção e controle de infecções.


O Candida auris apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comuns; algumas cepas são resistentes às três principais classes de fármacos antifúngicos conhecidos (polienos, azóis e equinocandinas). Pode permanecer ativo por longos períodos no ambiente (semanas ou meses), é resistente a diversos desinfetantes, entre os quais os que são a base de quartenário de amônio; e é de difícil identificação por métodos laboratoriais rotineiros.


Por tudo isso, é fundamental pensar em meios de controle, com reforço da vigilância laboratorial do Candida auris em todos os serviços de saúde do país e das medidas gerais de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). O uso de purificadores de ar com comprovados sistemas de filtração que eliminam fungos, vírus e bactérias em ambientes internos é apontado como medida preventiva das mais eficientes, especialmente em clínicas e hospitais.


Para acessar o e-book, basta preencher os dados pelo link:


https://materiais.purificadoreslta.com.br/lta-candida-auris

Veja Mais

Veja Mais