• Redação

Governador Rui Costa demite os motoristas Vips do ex-delegado chefe



Os dois motoristas pessoais do ex-delegado chefe Bernadino Brito Filho foram demitidos pelo governador Rui Costa. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), na quarta-feira (14). Diego Emanuel Carneiro dos Santos e Claudio Henrique Ferreira de Jesus eram cargos comissionados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA).



As demissões foram motivadas após Diego Emanuel Carneiro dos Santos ter sido detido por policiais militares da Rondesp Central (Rondas Especiais), depois de uma abordagem próximo a um local de tráfico de drogas. No momento da abordagem Diego se apresentou como policial civil, conduzido para 13ª Delegacia Territorial (DT), em Cajazeiras, Diego foi ouvido e liberado.



O decreto que demitiram os motoristas Vips foi assinado pelo próprio governador Rui Costa, diante a repercussão negativa do caso, publicado pelo RX Notícias, além da insatisfação dos delegados e investigadores da polícia civil da Bahia.



Diego Emanuel tinha o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, do Departamento Médico da Polícia, enquanto Claudio Henrique tinha o cargo idêntico, embora era lotado no Gabinete do Delegado Geral (DG), mantendo todas as regalias, tudo por conta da sua relação com o ex-delegado chefe Bernadino Brito. Incluindo dirigir viatura oficial descaracterizada, além de ostentarem carteiras e distintivos da Polícia Civil da Bahia.



Com a saída de Bernadino do cargo de delegado-geral, o triângulo entre os motoristas e o delegado se manteve, conforme a exoneração publicada no DOE, Diego não estava mais lotado no Departamento Médico e sim na Superintendência de Prevenção a Violência (SPrev), onde o ex-delegado chefe foi promovido a Superintendente, continuando os motoristas Vips a sua disposição e proteção.


Segundo um delegado que não quis se identificar, informou que toda a polícia civil da Bahia sabia da relação do ex-DG com os motoristas, que eram considerados como os seus guarda-costas, por estarem sempre juntos nos eventos com a camisa da polícia civil e entre os policiais.

Veja Mais

Veja Mais